O gás natural veicular é um combustível seguro e há bastante tempo vem sendo usado para diversas aplicações, em várias regiões do mundo. Porém, a exemplo de outros combustíveis, exige que o usuário esteja sempre atento e evite a adoção de qualquer prática que eventualmente possa colocar em risco o seu veículo e pessoas diretamente ou indiretamente envolvidas.
Cuidados que devem ser tomados
As manutenções no sistema GNV devem ser feitas em local ventilado, longe de áreas com risco de fagulhas, fogos ou descargas elétricas.
Manutenção e Reparação
O elemento filtrante tem como função impedir que partículas e óleo, normalmente encontradas no sistema de bombeamento dos postos GNV, passem para o sistema de baixa pressão do veículo. A substituição deverá ser feita a cada 15.000 km, conforme plano demanutenção programada do veículo. A correta manutenção preserva o sistema de bicos do GNV e previne entupimentos ou qualquer travamento.
As manutenções no sistema redutor de pressão do GNV deverão ocorrer a cada 45.000 km, conforme plano de manutenção programada do veículo. Nesse momento deve-se realizar a substituição dos componentes internos do regulador de pressão (kit reposição).
=> Toda vez que ocorrer a substituição do niple, é imprescindível a execução da calibração da folga interna;
=> Não se esqueça de posicionar a arruela de alumínio no novo niple;
=> Observe a posição de montagem da tampa. Os furos existentes nas tampas devem estar voltados para o mesmo sentido (para baixo).