ONLINE
1


Bem vindo(a) ao MECÂNICA FÁCIL! Um site destinado a profissionais do ramo e apaixonados por carros.

Aqui encontrarás dicas, sugestões e poderás esclarecer tuas dúvidas sobre automóveis.

==> Este site encontra-se em construção.

Em breve estaremos com dicas de como solucionar problemas em seu veículo e também alguns esquemas elétricos de Sistema de Injeção Eletrônica.

Entre em contato conosco e nos envie sugestões de como melhorá-lo.

Nosso mecânico ficará muito satisfeito em receber sua sugestão!




Total de visitas: 16061

Alimentação de Combustível

Alimentação de Combustível

O sistema de alimentação de combustível é responsável pela circulação e fornecimento de combustível por todo o motor do veículo e o sintoma mais comum sentido no caso de problemas nesse sistema é o de falha ou "motor engasgando".

Vários ítens estão envolvidos nessa distribuição de combustível:

 

Item Verificação Sintoma Reparação
Bomba de combustível Deve ser feita através da medição com um manômetro, posicionado na linha de combustível que vai da bomba até a linha de bicos injetores. Outras verificações devem ser realizadas como fusível queimado, relê da bomba de combustível, chicote elétrico da bomba avariado, mau contato elétrico. Antes de "condenar" uma bomba de combustível, verifique também o regulador de pressão à procura de falhas. A bomba pode ter uma vida útil de 100.000 km. Baixo desempenho e falhas do motor devido à pressão e/ou vazão insuficiente de combustível, principalmente com o motor "frio". Cortes no funcionamento quando o veículo está quente, com retomada do funcionamento após algum tempo de espera; OBS: manter o tanque de combustível sempre na "reserva" também contribui para o comprometimento da bomba, uma vez que o próprio combustível é responsável pelo resfriamento dela.

Por ser uma peça "selada", deve ser substituída, não sendo possível realizar manutenção interna da peça.

Velas Faça uma inspeção visual quanto a desgastes, carbonização da estrutura e no derretimento do eletrodo central. As velas devem ser verificadas a cada 10.000 km, e substituídas entre 15 e 20 mil km, lembrando sempre que a qualidade do combustível utilizado é fundamental na longevidade das velas. Aumento do consumo de combustível e emissão de poluentes, falhas no sistema de ignição, instabilidade da marcha lenta. Substitua-as entre 15 e 20 mil km, sempre de acordo com o manual específico do veículo. Se estiverem com uma coloração cinza, marrom ou amarelada isso indica que estão no final da sua vida útil e devem ser substituídas também.
Cabos de velas Inspecione visualmente se há sinais de trincas e faça uma medição de resistência com um multímetro para verificar se há fuga de corrente. Aumento do consumo de combustível e emissão de poluentes, falhas no sistema de ignição, instabilidade da marcha lenta. A checagem dos cabos deve ser realizada a cada 60.000 km ou a cada três anos. Substitua o conjunto de cabos, sempre respeitando a ordem de ignição, trocando um cabo por vez, e jamais puxando-os pelo próprio cabo.
Injetores Deve ser feita uma desmontagem, submetendo os bicos injetores a testes no ultrassom. Motor falha, sofre perda de potência, dificuldade de partida a frio, aumento do consumo de combustível. Os "bicos" podem ser limpos de duas formas, com o sistema montado ou desmontado. A limpeza, no primeiro caso, é feita por meio de um líquido injetado na galeria, com o motor em funcionamento. No segundo, é feita com os "bicos" desmontados em uma máquina de ultrassom.
Filtro de Combustível Inspecione visualmente a peça quanto a sujeiras e entupimento. O filtro entupido é o principal fator da queima da bomba de combustível. Dificuldades de partida, marcha lenta, muito lenta ou irregular. Substitua-o.

Vale lembrar que a limpeza do tanque de combustível também é importante, para que partículas de sujeira depositadas no fundo do tanque não se misturem ao combustível abastecido e retornem aos bicos, causando problemas no sistema de alimentação.

Combustível muito barato geralmente é combustível adulterado. Alerte-se sempre para esse detalhe que pode parecer "econômico" a primeira vista, mas que, com o decorrer do tempo, pode representar um gasto adicional inesperado ou na maioria das vezes, desnecessário.